CANAL LITERÁRIO

CANAL LITERÁRIO

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA - SCOTT TUROW

Editora: Record                                                      
Páginas: 546
Gênero: Policial, Thriller jurídico

Um thriller jurídico, narrado em primeira pessoa, “Acima de qualquer suspeita” é um daqueles casos policiais que vai te prender do começo ao fim.
O protagonista se chama Rusty, um advogado bem sucedido, pai amoroso e com uma carreira promissora. Sua nova parceira, Carolyn, é o que chamamos de mulher fatal. É de se esperar que um romance venha a sair dessa nova dupla, porém, Carolyn é brutalmente assassinada e seu ex-amante passa a investigar o caso.
Como uma boa história de gênero policial, Scott Turow investe nas reviravoltas no decorrer da narrativa. Um bom exemplo disso é o fato do nosso protagonista, chefe da investigação do assassinato, passar a ser o principal suspeito do crime.
O cenário da história é o tribunal, convidando o leitor (personagem) a fazer parte da plateia e do júri. Típico das narrativas em primeira pessoa, em que nos envolvemos com os problemas do personagem-narrador, criando um laço afetivo.
À medida que se avança nas investigações, tendo o protagonista no banco dos réus, o autor constrói personagens absolutamente humanizados, com todas as suas qualidades e defeitos, podendo a qualquer momento trazer à tona novas pistas e surpresas, contribuindo assim, com mais peças a serem encaixadas nesse quebra-cabeça. Cabe ao leitor fazer as suas próprias considerações.
Destaca-se à escrita de Scott Turow uma habilidade que só os grandes autores do gênero são capazes, como Stephen King. A habilidade de saber amarrar muito bem a história e não deixar pontas soltas. A coisa que mais me chateia, enquanto leitora é quando o autor traz uma série de informações e não dá o desfecho. Simplesmente fica lá, vagando no éter. Isso é muito chato, mesmo!!!!
Essa é a característica pela qual o autor ganhou o meu respeito e simpatia.
"Acima de qualquer suspeita" ganhou uma versão fílmica em 1990, com Harrison Ford no papel de Rusty. Há também uma continuação desse livro, intitulado "O Inocente", em que passados 20 anos o protagonista se depara novamente com fatos desse assassinato que abalou a carreira política de muita gente importante, inclusive a do protagonista. 
Uma excelente dica de leitura para aqueles que gostam do gênero policial, de uma história bem construída, de uma narrativa fluída com temática jurídica. Não vale assistir ao filme antes da leitura, principalmente porque um dos méritos da obra está no fato de Scott Turow saber escrever muito bem esse tipo de história. Muito bom! Recomendo fortemente para você que está de férias e disposto a se aventurar pelo mundo dos tribunais. Dez estrelinhas para esse livro. Um abraço e até mais! :)

Visite a Fanpage: https://www.facebook.com/canaliterario





Nenhum comentário:

Postar um comentário